sábado, julho 17, 2004

O Processo de Transmigração da Mente
 
De vários fenômenos físicos e dia-físicos (ou metafísicos, numa nomenclatura do senso comum), a transmigração da mente é um dos menos estudados e mais complexos e intrigantes do escopo das ciências da natureza.
 
Evidentemente que o seu estudo fica por vezes limitado ao olhar leigo ou de estudiosos menos criteriosos quanto à especificidade de seus objetos de estudo, isso se deve certamente ao fato de que a  ciência moderna ainda está presa aos  critérios epistemológicos colocados desde o estabelecimento dos paradigmas newtonianos e - antes até! - cartesianos. Claro que nova luz foi colocada sobre esse aspecto desde o lançamento de "A Nova Aliança" do químico russo Illya Prigogine e a filósofa francesa Isabelle Stanger, onde ambos desmontam o modelo da ciência moderna, colocando a ciência sob novos objetivos e visando a crianção de novos paradigmas. A Transmigração da Mente deveria ser estudado apenas dentro da Ciência caso revisássemos o que é Ciência e o que podemos ou não estudar.
 
O Processo
 
O Processo de Transmigração da Mente, per se, não passa de um fenômeno no qual  o self,  ou a mente consciente de um indivíduo transporta-se para fora de um conceito de unitariedade individual, ou para o externo.  Seria, à grosso modo, uma idéia de "self  na alteridade". Visto pelos leigos esse fenômeno recebe muitos nomes, sendo o menos inviável o de "viagem da mente".
 
O Processo se dá por mecanismos ainda desconhecidos pela moderna neurologia mas basicamente  ocorre em estados alterados de consciência ou em situações ambientais propícias. Basicamente, a pessoa cuja mente transmiga sente seu foco atencional  distanciado e dirigindo uma existência separada de seu corpo. Não necessariamente uma experiência boa, mas não é prejudicial ao indivíduo.
 
A transmigração da mente  é um processo reversível na grande maioria dos casos, mas empiricamente há registros de transmigrações não-reversíveis por completo, conhecidos vulgarmente  por "viagem sem volta". Nos casos de transmigração por uso de substância psico-ativas, chama-se de "lombra", "trip", "doidera", "avuação" dentre outros nomes.
 
O uso terapêutico desse fenômeno é algo a se esperar muito, servindo como um auxílio no caso de indivíduos vivendo em ambientes  estressantes. A diátese-estresse é um fator anulador da transmigração, mas pode-se controlar temporariamente as condições mentais para um uso efetivo do processo como técnica, para as pessoas capazes disso. 
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?