quarta-feira, agosto 22, 2012

chama e fluido

hoje eu vou contar uma história

andando pela rua vi algo escrito no chão que me chamou a atenção, fui pensando e montando um texto mentalmente até que notei que o melhor que eu fazia era sentar e botar num papel antes de esquecer. mal abro o caderno, um morador de rua me pede um cigarro. eu perguntei o nome dele e ele se assustou muito por alguém querer saber disso. alexandre hélio. ele me perguntou o que eu tava fazendo e eu disse que iria escrever. "poesia?". e eu disse que não, e ele disse que escrevia poesias. que adorava. eu pedi pra ele fazer uma poesia pra mim. ele sentou do meu lado, abriu o maior sorriso do mundo. deu um trago no cigarro, olhou pra ele e então e ele fez essa poesia na hora:

chama e fluido (alexandre hélio)

acende inerte antes de completar vinte
vinte cogitada, vinte mascotada
vinte mais camadas
vinte ver-te você

entre lábios, vinte
indicador
polegar
casal vinte
eu vinte e você

perguntei qual era a do vinte, e ele "pô, vinte cigarros numa carteira, né?" sem tirar o olho do seu cigarro aceso.

carioca, dorme em frente ao Club Homs, na Avenida Paulista. 35 anos, alguns deles na rua. muito articulado, educado, calmo, falava muito bem. perguntei como ele tinha parado na rua, ele disse que tinha sido por causa de um amor. Amanda. estudou só o ginásio. o resto, aprendeu em bibliotecas. adora a Monteiro Lobato, na República. acessa a internet de lá, escreve e lê. me falou um monte de coisas, que pararam no meu caderno. passei uma hora conversando com ele, e aqui tem algumas das frases que eu anotei, o mais fiel que pude.

"absorver do amor é um equilíbrio que move sua auto-estima diante daquilo que você exerce filosoficamente diante da sociedade"

"nem luxo, nem lixo. todo mundo precisa gozar... defecar... respirar" e virou pra mim e me ordenou: "respire!"

"se você tem status ou dinheiro, todo mundo quer te bajular. o bajular dá tédio em qualquer ser humano. bajular é fácil, difícil é cuidar. porque essas pessoas querem sempre pesar o que eu estou valendo ao invés de ver o que eu sou enquanto existência"

me disse que o melhor momento da vida dele tinha sido "saber quem era meu pai e minha mãe de verdade" e que o pior foi que "ganhei 300 milhões de reais, e me roubaram. ganhei um concurso, mil barras de ouro, e me roubaram. mas o pior de todos foi achar a mulher que eu amo e terem me casado com ela".

concluiu que era lindo "esbarrar numa pessoa e ver que ela tem brilho".

depois de uma hora se levantou, me agradeceu pela conversa. agradeci ele por ter me achado.


2 comentários:

E aí?