quarta-feira, maio 05, 2004

O GRANDE TÉDIO

capítulo I

tião sentou-se na calçada. estava cansado e cheio de uma substância viscosa que aderia a superfície interna de seu corpo oco e o fazia ter ansias e mais ansias e mais ansias e mais ansias e nada mais que isso. ah, vou sair e conhecer o mundo, dizia tião e então levantava da calçada e dava três passos, não mais que isso, e então via que aquele canto da calçada que sentara anteriormente tinha um pouco de sombra e passava uma leve brisa e então decidiu que sair e conhecer o mundo era difícil, ainda mais pra tião que andava a pé, e sentou na calçada e bocejou umas duas ou três vezes antes de baixar a cabeça.

era uma estrada de paralelepípedo que levava da rua do mercado até o fim do vilarejo na época de seus tataravós. hoje era mais uma rua de asfalto suja e quente. pisou no chão com os pés descalços e era quente e ele sentia as pedrinhas, várias, tocarem o fundo do seu pé. começou a contar de olhos fechados quantas pedrinhas. uma, duas, quatro, sete, doze. eram pequenas e pontudas e seus pés ficaram marcados e vermelhos porque o asfalto estava quente. mas isso ele não notaria pois estava com o pé sujo de tocar naquela rua imunda com os pés desnudos. levantou a cabeça e olhou do outro lado, quando sua vista não era cortada por um carro, que naquele dia eram poucos, ele via a parede de uma casa. só a parede da casa. uma coisa branca, enorme, nula. que o separava dos segredos que aquela casa guardava. olhou para os lados e pensou que talvez sair e conhecer o mundo fosse um passo maior que suas pernas pequenas e frágeis poderiam dar e imaginou que apenas subir no muro e ver o outro lado fosse um bom começo. pegou fôlego e soprou as pedrinhas, que se arrastaram junto com a areia. pôs as mãos nos joelhos e decidiu bem decidido. ia deixar a sombra e a leve brisa daquele cantinho especial da calçada e iria levar seus olhos curiosos até o outro lado da rua, para espiar o que se escondia atrás daquele muro idiota.

deu três passos distraídos pela rua, não mais que isso, até que foi abalroado por uma silverado que passava em alta velocidade enquanto proprietário escutava a banda chiclete com banana na maior altura. morreu instantâneamente, completamente desfigurado e em pelo menos dois pedaços. mais tarde seu irmão teve de reconhecer o que restou do corpo no iml.

o playboy nunca foi pego.

****

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?