segunda-feira, setembro 22, 2003

O caso mais falado de ultimamente, da falcatrua no programa do Gugu, é mais uma vez um dado que vem somar à uma preocupação com a mídia em geral.

pra quem acabou de sair de debaixo da pedra farei um sumário dos fatos: programa do Gugu, "integrantes" do PCC são intrevistados e espalham ameaças de morte a pessoas famosas, entre outras coisas. ficou um ar meio de "ahn? sério?" no ar e depois de investigação mais profunda (com direito a intervenção da própria advocacia do PCC) foi descoberta a fraude do programa. alfa e beta, os dois entrevistados, são apenas atorezinhos contratadas para se passar por bandidões. e Gugu, com sua típica cara de bunda melada, chora no programa da Hebe e pede desculpas (mesmo dizendo que a culpa não era dele). não satisfeita, a tia justiça suspende o programa do platinado mentiroso. e hoje eu nem sei o que foi que passou no lugar (ponto pro gordão? dizem as más linguas que nem assim Faustão consegue embicar aquele programa ruim).

apesar de ser um programa sem qualidade e credibilidade alguma (lembrar do caso em que as "pegadinhas" pegavam o telespectador abobalhado, e não os atores contratados) é um dos programas mais assistidos da televisão brasileira e nessa guerra pelo Ibope não se envorgonhou nem de apelar para a mentira (já que mulher pelada na banheira, a essa hora, não pode mais). para onde vai a televisão brasileira?

ele me fez pensar numa coisa que eu nem tinha parado para pensar: se essa moda pega, em quem a gente vai confiar? se nem os grandes meios (que pelo menos deveriam ter a decência - e o controle do Estado - de não fazer uma coisas dessas) conseguem transmitir essa confiança necessária para um meio de comunicação, nossa disconfiança se generalizará e de qual é a fonte que a gente vai conseguir tirar alguma notícia sem pensar "ahn? sério?". é claro que existem meios de comunicação sérios e respeitados e minha visão é a menos embasada possível, não vem de nenhum estudante de jornalismo, mas de um mero espectador casual de televisão.

e não por que o Gugu mentiu em seu programa que a partir de agora eu não vou confiar em mais nada que passa na televisão. afinal, quem me conhece sabe que em um mês eu talvez nem lembre mais do assunto. mas esse problema é um indicativo preocupante do nível que anda chegando a televisão. se comer peixe cru ao molho de pentelhos não era o fundo do poço, onde porra é que a gente ainda pode chegar?

e eu pondo toda minha mente conspiratória pra funcionar até que posso elaborar um plano malígno onde o Padre Marcelo Rossi seria até o mandante, tentando fazer com que mais fã$ preocupado$ com a $aúde e a vida dele comprassem o novo disco/dvd/batina de malhação consagrada dele. ou então que isso tudo foi uma pegadinha do Jõao Kléber com o Gugu.

seja lá o que for, o otário ainda é quem assiste essas porcarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?