segunda-feira, outubro 06, 2003


e o show da Maria Rita Mariano, você viu?

pois é, passou tarde. mas passou.



contrariando as primeiras impressões que tive da Maria Rita, devo dizer agora que das "novas promessas da música brasileira" ela é sim uma grande e promissora intérprete. talentosa, magnética e - porque não? - bela e intensa.
talvez o hype em torno dela acabe por desvalorizar ou saturar a sua imagem, mas hype por hype, esse é o melhor que já houve nos últimos anos da mpb. os tribalistas não valem um peido em si bemol da moça.


Maria Rita, em si bemol


a tríade baixo + piano + bateria são mais do que suficiente para servir de fundo para a voz pungente da cantora, e qualquer outra intervenção, seja percussionista ou violonista, talvez se passe por supérflua (e até desnecessária) mas emolduram com fineza as nuances e sutilezas do estilo de cantar de Maria Rita, suave mas com uma firmeza difícil de se encontrar nas estridências comuns às cantoras populares brasileiras.


seu primeiro álbum


seja interpretando emocionantemente canções de Milton Nascimento ou Marcelo Camelo, ou subvertendo em uma versão bossa-nova de Veja Bem, Meu Bem, dos Los Hermanos, Maria Rita imprime personalidade às músicas. mas batendo na mesma tecla de toda a crítica (e ruindo de vez com qualquer criatividade que esse texto possa ter possuído), é impossível não sentir a presença de Elis Regina ao ouvir Maria Rita Mariano. Filha da cantora com o pianista e arranjador modernóide César Camargo Mariano, Maria Rita é sem dúvida uma artista de talento (ao contrário do outro filho, ugh) mas é inegável que seu estilo é bastante parecido, sua voz, seu rosto, seu jeito de cantar... mas ainda assim, é um jeito próprio. como só os filhos tem o seu jeito de emular os pais sem serem canalhas. e sendo Elis Regina uma das cantoras mais emuladas da música brasileira, Maria Rita tem o trunfo de não ser ela uma mera cópia, um "filho de peixe" apenas, mas sim uma cantora muito boa e singular no seu jeito. pontos pra ela.


sofisticada e chique, reparem o óculos


mas e você viu que mais do que chique o óculos roxo da menina combinando com sua camisa roxa?

pois é, tava lá também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?