terça-feira, outubro 29, 2002

Não é porque eu posso. É porque eu quero.

A ansiedade se caracteriza pelo temor iminente de uma ameaça externa ou interna não necessariamente possível.
Serve para manter o corpo em um semi estado de alerta. Preparado para a ameaça. Preparado para o bote final. Preparado para correr, gritar, sacudir-se aleatóriamente, cortar os pulsos, escrever um poema, beber um copo de vodka com limão, ouvir uma música triste, dançar sem música, cantar sem ritmo, batucar com os dedos na mesa do computador, escrever no blog, divertir-se com brigas, pensar em alguém, sentir saudade, chorar um pouco, se sentir sozinho, se sentir deslocado, se sentir imperfeito, se sentir triste, pintar, bordar, correr, pular, cantar, calar.

"eu sou nojento, uma mosca...eu rastejo com os insetos...se você visse o que eu posso ver, sentisse o que sinto"

A consciência de ser social. A vontade de mandar tudo pros ares. Você vê o que eu vejo? Olha só, eu vejo um mundo miserável, onde pessoas fingem ser o que não são, não importa o qual verdadeiras elas parecem, e eu sou cliche. Porque eu escuto Sonic Youth e uso all-stars-jeans-camiseta e falo mal dos meus amigo. E eu sou cliché. Porque eu danço quando tem uma música dançante, eu canto quando eu sei a letra, eu vibro quando eu ganho, eu falo só quando eu sei, eu opino só quando eu posso. E eu sou cliche. Porque eu escrevo com pontos e frases curtas, porque eu escrevo longo com muitas virgulas, porque eu me perco, no texto, é, não...Eu me perco, no text, o, e tenho memória curta e escrevo errado quando estou com pressa. E eu sou cliche. Porque eu me explico, eu me desculpo, eu me intrometo, eu me assusto, eu me envergonho, eu me entristeço, eu me arrumo, eu me arrombo, eu me assombro. E eu sou cliche. Porque eu rimo. Eu rimo riso com piso. Música com lúdica. Prisão com Tesão. ão com ão, õe com õe.

A depressão pode ser caracterizada como um estado emocional bio-psiquico. O contrario de depressão é vitalidade, não alegria. Será que podemos ser deprimidos e felizes? Deprimidos e famintos? Deprimidos e saudosos, nós podemos. Mas será que deprimidos e enjoados de alguém que você ama?
Quem nós amamos de verdade? Será que amamos os outros mesmo? Ou só amamos aquilo de nós mesmos que vemos nos outros? Ou aquilo que nós queriamos em nós e encontramos nos outros? Ou aquilo que não tem nada a ver com a gente, mas que tá lá no outro e você acha legal?

Você já parou pra pensar se existe o tempo? Eu já...Eu acho que não, mas já perdi um tempo do caralho pra tentar me explicar. Olha como funciona: Você pega o tema. Você não tem nenhuma idéia sobre ele. Você escuta alguém falar sobre ele e baseia toda a sua teoria em 'como derrubar a teoria dele(a)'. É...Simples assim. Tenha uma idéia, pergunte, rebata, destrua, ironize, gritexinguemanguedesfaça. Se eu te amasse, e você não me amasse, o que eu teria que fazer? E se fosse o contrário? O tempo existe? Eu acho que não...O tempo, meus amiguinhos, é pura convenção...

Sendo assim eu instituo hoje o dia-de-não-ser-dia. E todos os dias, nesse dia, nenhum dia vai ser dia de nada. E ninguém vai precisar comemorar nada, e ninguém vai pra televisão ter toda sua vida exposta. E não vai ter propaganda especial nem promoção especial na televisão. E ninguém vai te desejar um "" bom dia-de-não-ser-dia". E você não tem que ligar pra ninguém. Você nem precisa se levantar da cama. Não olhe o relógio...O tempo, meus amiguinhos, é pura convenção... A partir de hoje, todo dia é o mesmo dia, e os dias não existem por si só, e hoje é dia de não comemorar, hoje é dia de não ser dia de nada....Deite, e durma.

E mande tudo as favas...Deite, durma e esqueça do mundo, pombas!
Olhe pro seu umbigo. Olhe pro seu rosto. Faça a barba, ou não faça. Depile-se ou não depile-se. Fique sujo. Se limpe constantemente.
Porque ser social? A consciência de ser social é pior que não ser consciente de ser social? Porque? Porque sim, eu quero que seja e pronto.

O mundo é mais fácil do que parece, e mais difícil do que realmente é.
A vida só tem jeito pra quem não tem jeito.

Porque eu escrevo frases sem-sentido? Porque dentro de alguém elas fazem todo o sentido do mundo, e é dentro das pessoas que eu quero chegar. Eu quero ser eterno. E quero ter coragem de dizer isso pra todo mundo. EU QUERO SER ETERNO. E todo mundo quer também...Por isso todo mundo ama, chora no ombro de alguém, deixa alguém chorar no seu ombro, odeia, escreve, canta, compõe, bloga. Todos querem ser eternos. Mas a sociedade ui ui ui, não deixa que a gente assuma isso e bota na cabeça que vamos morrer um dia. Pode ser hoje! Cuidado! Aproveite essa promoção incrível antes que você morra!!!
E isso é horrível. Temos que comprar pra tudo ser eterno pra nós. Mas nós queremos ser eternos. E por isso usamos plástico e vamos à missa e lemos jornais. E depois cativamos as pessoas....EU QUERO SER ETERNO EM ALGUÉM. Eu quero ser eterno em algo. Ou quero que algo seja eterno por mim. E tem que ser agora, 4:59 da matina, antes que eu vá dormir...

Eu já li em algum lugar, ou inventei mesmo, que a mídia, o sistema, Eles, etc, mantêm um certo nível de medo nos seres humanos para melhor nos tornarmos consumidores. A Indústria do Medo. Medo de não ser ninguém...Medo de não ter ninguém...Medo de “não aproveitar enquanto pode tudo o que quer”. Tudo. Ao mesmo tempo. Agora.
Compre antes que as reservas mundiais acabem!!! Comprem antes que seus pais morram em um acidente de carro horrível!!! Comprem antes que toda sua vida vá embora em vão enquanto todos os seus amigos estão na praia não-lembrando de você!!!COMPREM TODOS OS PRODUTOS!! COMPREM SUA FELICIDADE!!! COMPREM!! COMPREM!!!!! Tudo é muito barato hoje em dia....

E nos empurram tudo isso porque TEMOS que ser felizes. Como você pode ser feliz se não tem a mais nova linha de desenquilhadores de estamostélios bivolts daquela empresa sueca que ficou famosa após revolucionar o mercado com um novo meio de fazer algo, mais rapidamente, mas muito mais caro, do que há 478 anos atrás? Como você pode ser feliz se você não tem milhões de amigos que você finge gostar e que eles fingem gostar de você enquanto você enche a cara e rebola a bunda ate dizer chega e depois cai no chão e as pessoas te levam de táxi pra casa? Como você pode ser feliz se você não entende tudo de HTML, Dreamweaver, C++, alfa-beta-gama, zeta-epsilon-teta, omicron-iota-zeta, et cetera?
Seja feliz, seja feliz seja feliz. Porque ser feliz é tão importante assim?
Viva a tristeza! A melancolia! A nostalgia!! Viva o sentimento de que tudo pode mudar e que não tem nada de bom em ficar encontrando os lados bons das coisas ruins!!
Ser feliz é a mais nova ditadura do século. Ser feliz e ter peitão.

Eu mesmo, que não estou feliz, estou bem. Estou normal. Com uma dorzinha no meu baço, ou qualquer que seja este órgão aqui do meu lado. Com calorzinho porque a sala é muito quente. Com fome. Ajeitando o meu óculos enquanto a minha sobrancelha esquerda dói. Com o braço doendo de jogar videogame. Com ou sem gases. Com ou sem azia. Com ou sem vontade de gritar. Ouvindo Sonic Youth, mas querendo ouvir Belle & Sebastian. Sabe por que eu não apenas mudei a seleção do player? Porque eu quero escrever um post ouvindo Sonic Youth. Simples assim. É bom escrever posts ouvindo Sonic Youth? Eu não sei...A única música que eu prestei atenção foi a música que o Macaulay Culkin lambe os beiços e beija a sua noiva gordinha. Lábios muito vermelhos.

E sabe mais o que me fez escrever isso? Olha só, vocês vão pensar que é porque todo mundo colocou posts gigantes, mas não. Eu estou escrevendo isso tudo por que eu estou sozinho. Eu estou sozinho e sem sono. Eu não consigo dormir agora. Eu não quero dormir agora. E escrever como eu me sinto, tão sozinho, e saber que alguém vai ler isso trezentas horas depois, e com muito sacrifício, vai me deixar menos sozinho. Enquanto eu escrevo tenho você. Seja lá quem você seja. E eu te adoro. Eu quero que você fique comigo até eu ir dormir.

A ansiedade pode ser evitada ao se realizar certos rituais. Quem tem TOC, ou transtorno obsessivo-compulsivo sabe disso. Quem sofre com isso cria rituais esdrúxulos pra evitar a ansiedade. Nunca deixam o volume da televisão em um número não divisível por cinco. Fecha a porta duas vezes. Checa se a carteira está no bolso com espanto mesmo depois de colocar a carteira no bolso e repete isso milhares e milhares e milhares de vezes. Estala os dedos tantas vezes seguidas até eles começarem a doer. Faz milhares de ligações entre todos os seus amigos. Anda respeitando a linha dos ladrilhos no chão. Não pisa nas pedras pretas/brancas. Coça a barba. Faz algum barulho só pra não se sentir no silêncio. Checa de novo pra ver se a carteira está no bolso. Vê se não esqueceu as chaves. Faz alarde antes de ver e depois de confirmar as coisas. Sempre mexe a cabeça ao ouvir música sincronizado com um movimento do calcanhar direito para os lados. Fica vendo se tem espinhas, cravos, feridas, cortes, pêlos encravados ou qualquer coisa que possa arrancar dos braços e fica com vergonha quando notam Ouve música no walkman até as pilhas ficarem tão fracas que todas as músicas parecem ser cantadas por um bêbado de voz muito rouca. Escova os dentes duas vezes seguidas e quando alguém vê que alguém notou fica com vergonha. Fica com vergonha de falar. Fica com vergonha de fazer qualquer coisa....Mas os tímidos também são assim.

Não é porque eu posso fazer um post comprido. É porque eu quero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?