quinta-feira, outubro 24, 2002

Querido Diário,

Fui ao show do Cordel do Fogo Encantado hoje. Foi muito bom, gostei de tudo no show. Até a parte técnica (iluminação, som, etc) estava muito legal. Mas o que eu quero mesmo falar é sobre algo que eu me lembrei no carro, com meu pai e minha mãe, a caminho de casa.
Antes de eu nascer meu pai tinha uma banda, chamava-se Bolo de Feira. Era algo bem modernoso na época, um projeto bem legal até mesmo nos dias de hoje, apesar de todo o hype em pesquisa cultural, uso do folclore e ritmos típicos misturados com música moderna que já não dá mais pra aguentar. Mas bem, continuando:
Meu pai excursionou pelo Brasil com essa banda, que chegou a ser algo meio grande pros padrões sergipanos, por exemplo, a música "Papagaio" foi "recussitada" por eles. Agora vocês sabem a quem culpar.
Com isso, meu pai conheceu muita gente. E ficou amigo da banda Quinteto Violado, viajava com eles, era amigo pessoal dos caras e coisa e tal.
Um dos integrantes do Quinteto era Fernando Filizola, que saiu pra fazer carreira-solo, por motivos alheios a mim.
Mas esse comecinho todo não interessa, o que importa é que, desde criança, tive contato com a música popular nordestina, e por conseguinte com os "repentes" e "cordéis" por causa disso. Lembrei que quando pequeno meu pai cantava junto de Fernando muita dessas coisas pra gente...Fernando decorava e cantava pro meu pai, que decorava e cantava pra gente... E a gente já tinha enchido o saco...No fim, eu acabei decorando...
O cara que escreve eles parece que se chama Otacílio alguma coisa...
Só pra relacionar com o show, nele, o Lirinha recita algumas coisas, e bem...eu me lembrei de uma dessas coisas que eu sei de cor.Nem sei se é um repente ou um poema de cordel...mas vou botar aqui.

"Essa cara saiu pra viajar
foi por vilas, cidades e aldeias
viajou ano e meio com o mesmo par de meias
sem tirar a miséria pra lavar

E no dia em que ele foi tirar
o chulé começou a fazer efeito
uma vaca passou e perdeu um peito
uma cobra com nojo vomitou
um urubu engoliu e encosgetou
com três horas morreu, não teve jeito"

É...profundo, não?

"Zé Vicente é metido metido a galo cego
ele quer enganar a todo mundo
ele nega a verdade e eu não nego
ele pega no alheio e eu não pego
afinal é tarado e tem maus planos
Usurpador dos direitos soberanos
vou contar o que ele praticou
já foi preso em natal por que tentou
desonrar uma velha de 100 anos"

Esse ultimo eu não lembro direito, mas a maioria dos versos tão aí...
Bah! Tou parecendo um MESC (vide luscoFusco*).
Vou calçar o meu All Stars e botar Radiohead pra tocar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?